DICAS DE HIGIENE PARA MANICURES, COMO FAZER CORRETAMENTE?

O fato das mulheres frequentarem salões de beleza cresce anos após anos, e isso não é algo ruim, deis de que o salão e as profissionais saibam trabalhar da forma correta.

A preocupação com a higiene, com a saúde e o bem-estar das clientes tem que ser o principal pensamento de uma manicure.

Como as manicures lidam com regiões sensíveis e materiais cortantes, como os alicates e tesouras, a profissional precisa estar sempre atenta à higiene, tanto do material de trabalho, quanto do local de atendimento e da roupa utilizada, principalmente, durante as etapas do serviço.

Este tipo de preocupação fará com que a profissional trabalhe com mais segurança, prevenindo adquirir ou transmitir certos tipos de doenças e contaminações.

Sendo assim é preciso, limpar, desinfetar e esterilizar os utensílios e equipamentos utilizados para a realização de suas atividades, manter o local de trabalho sempre limpo e arejado, e cuidar de sua própria higiene e apresentação pessoal como um todo.

LIMPEZA DO MATERIAL

Uma das etapas muito importantes que antecede a esterilização é a limpeza, deve ser muito vem realizada para que a esterilização seja bem-sucedida.

A limpeza deve ser realizada com o uso de detergente neutro e uma escova, essa escova pode ser uma escova de dentes ou a escova usada para unhas, e deve-se atentar para os locais onde se acumula sujidade.

DESINFECÇÃO E ESTERILIZAÇÃO

Independentemente do modo utilizado para esta etapa ela precisa ser feita, isso porque praticamente nenhum agente químico, nenhum outro método esterilizante, atinge o instrumento com matéria orgânica acumulada.

Seja em domicilio ou em salões de beleza, os equipamentos utilizados para se fazer as unhas da clientela devem passar por um processo simples de limpeza, higienização e descontaminação.

Essa esterilização dos equipamentos e utensílios utilizados durante o trabalho ajudar a evitar muitos transtornos. 

Aqui vai uma forma de você fazer esta esterilização:

1. Coloque os materiais cortantes dentro de uma vasilha plástica, coloque água e detergente. 

2. Limpe bem as lâminas e partes cortantes, retirando todos os resíduos de pele e sujeira, você pode usar a própria escovinha de unhas para passar nas lâminas e assim evita cortar os dedos.  

3. Enxágue muito bem, retirando todo detergente das peças. 

4. Coloque para secar sobre uma toalha limpa e seca.

É sempre bom dar uma esquentada na água para ajudar a matar as bactérias que ficam nos materiais, desta forma você estará evitando qualquer tipo de transtorno para seu trabalho futuramente.